domingo, 25 de novembro de 2012

Tudo sobre Obesidade (pré-projeto)

Obesidade é uma patologia relacionada ao acumulo de gordura no corpo, causado, na maioria das vezes, por um consumo exagerado de energia, distúrbios psicológicos, ambientais e genéticos. A pessoa que tem um gasto energético menor que o valor energético consumido diariamente, tende a ganhar peso. Isso porque uma série de consequências é desencadeada quando não há o equilíbrio do Gasto energético total (Gasto Energético Basal + Atividade física + Efeito término dos alimentos) com a ingestão de alimentos. Ao contrário do que se imagina, seria mais fácil controlar uma dieta do que o gasto energético, pois a perda de peso não é decorrente apenas de exercícios físicos.
  • Fatores psicológicos: aparece como causa e também como consequência. Pessoas ansiosas, depressivas, estressadas, que sejam rejeitadas ou frustradas, têm maiores chances de adquirir a obesidade. Isso porque para suprir a necessidade de algo, acabam por descontar na alimentação, comendo exageradamente e erroneamente. Além disso, está atrelado também a compulsão, onde o individuo ingere uma grande quantidade de calorias, em um curto período de tempo.
  • Fatores Ambientais: Os hábitos alimentares e a falta de atividades físicas têm forte influencia nas causas da obesidade. Hoje em dia, as dietas são ricas em gorduras, açucares e em uma grande densidade energética.
  • Fatores Genéticos: Algumas obesidades são desencadeadas por genes. Mas são poucos que se enquadram nesse tipo de obesidade. Fontes de estudo, demonstraram que até mesmo gêmeos adotados têm similaridades com pais adotivos na manutenção do peso corporal.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde a obesidade tornou-se uma epidemia do século 21, resultando em doenças crônicas como hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, infarto e enfarte do miocárdio.


Nosso principal objetivo é relacionar a obesidade com suas principais causas, já mencionadas, e correlacioná-las à Bioquímica, explicando os inúmeros hormônios responsáveis pelo metabolismo e a função de certos macronutrientes (proteínas, carboidratos, lipídeos). E também, indicar as doenças que podem ser desencadeadas pela Obesidade. Relataremos também, como o número de cirurgias redutoras tem sido mais freqüentes, e já se pensa em liberar a cirurgia bariátrica para adolescentes de 16 anos que sofrem com o problema

Nenhum comentário:

Postar um comentário