quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O que são hormônios?




A obesidade, definitivamente, ganhou espaço na vida do homem moderno. O que antes se tinha como problema, a desnutrição, agora, se tem o acúmulo de gordura. Porém, quando tocamos nesse assunto, a primeira coisa que se pensa, geralmente, é no ganho de peso excessivo. As pessoas mal sabem que há uma série de hormônios que regulam e interferem na atividade metabólica desta enfermidade. Mas antes de falarmos quais são estes sinalizadores e seu papel num organismo obeso, surge a dúvida inicial: "O que é um hormônio?”. Bem, para tirar essa dúvida da cabeça, esclareceremos da melhor maneira possível seu conceito.

A origem da palavra hormônio é grega, HORMAO, que significa estímulo, movimento. Produzidos por glândulas endócrinas, os hormônios são moléculas químicas secretadas na corrente sanguínea, que possuem a função de transportar um sinal, uma mensagem de uma célula para outra. Eles se ligam a um receptor, resultando na ativação de um mecanismo de tradução de sinal que leva a um tipo específico (indução ou inibição) de resposta num determinado componente corpóreo. Eles possuem inúmeras funções, regulando o crescimento, o desenvolvimento, as funções do sistema reprodutor, da absorção de glicose, entre outras. A resposta hormonal se diferencia da resposta nervosa, pelo tempo, em que a primeira se prolonga por um período maior.

Eles são derivados de 3 classes de substâncias químicas:


  • Proteínas ou peptídeos, convertendo-se em tirotrofina hormônio folículo estimulante, prolactina, insulina, glucagon e gastrina. São produzidos normalmente na hipófise, pâncreas, ovários, tireoide, paratireoide, rins, estômago e duodeno;


  • Colesterol convertendo-se em esteroides adrenocorticais e gonadais. São secretados pelas glândulas supra-renais, testículos e ovários;


  • Os aminoácidos triptofano e tirosina que são convertidos em serotonina, melatonina, catecolaminas e hormônios da tireoide.




-Alguns locais de produção dos hormônios:






-Exemplo da ação de dois hormônios, a insulina e o glucagon:







-Referências bibliográficas



-imagens retiradas do google

-Postado por: Nathália Bandeira








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário