domingo, 6 de janeiro de 2013

Absorção de lipídeos



Nos posts anteriores foram citados os principais produtos da digestão lipídica. Pra relembrar foram: Ácidos graxos livres, colesterol, 2-monoacilgliceróis. Agora falaremos um pouco sobre a absorção. 

O fígado sintetiza a bile e a vesícula biliar armazena e a solta no lúmen intestinal. A Bile é responsável por formar micelas. Tanto a digestão quanto a absorção de lipídeos dependem dessa formação de micelas. O contato entre os produtos da digestão dos lipídeos e a membrana apical dos enterócitos só é possível quando estes produtos estão complexados com os sais biliares formando as micelas mistas. Estas micelas ficam com a parte hidrofílica pra fora e são solúveis no meio aquoso do intestino nas membranas com a borda em escova (principal local de absorção).  Os produtos da digestão dos lipídeos são, junto do polo apical dos enterócitos, libertados das micelas mistas e absorvidos.





Observação: Admite-se que uma parte dos produtos da digestão dos lipídeos seja absorvida sem a intervenção de transportadores proteicos. No entanto, também existem dados que apontam para a intervenção de transportadores nos casos dos ácidos graxos de cadeia longa (10-18C), do 2-monoacilglicerol e do colesterol. Os ácidos graxos de cadeia curta e cadeia média ( menos de 10C) são pouco abundantes e são absorvidos para a veia porta. Algum glicerol que se forma no processo digestivo também é absorvido da mesma forma.

Ao contrário dos aminoácidos e dos glicídeos, que passam através do fígado antes de atingirem a circulação geral, os lipídeos, em sua maioria, não são absorvidos via sistema porta hepático.


ABSORÇÃO PREJUDICADA DE LIPÍDEOS

Uma má absorção de lipídeos pode resultar em um aumento de gordura nas fezes. Esteatorréia é a doença caracterizada pela presença excessiva de gordura nas fezes (acima de 6 gramas por dia). Estas apresentam coloração acinzentada ou clara, odor fétido e flutuam na água. Logo é importante verificarmos as fezes, pois caso flutuem, pode significar alta ingestão de lipídeos ou até mesmo problemas de absorção ou digestão destes macronutrientes.
Distúrbios como fibrose cística  -  pâncreas  (causando  uma  digestão  precária)  e  encurtamento  do  intestino  (causando diminuição na absorção).
  


Para revisar um pouco a digestão, já comentada, e a absorção, assistam ao seguinte vídeo:


Não percam o próximo capítulo!! 



Referências bibliográficas:



Imagem retirada do Google com adaptações



Postado por: Caroline M. Lopes




Nenhum comentário:

Postar um comentário