terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Lipólise (Introdução)


O predomínio da obesidade tem aumentado de forma significativa. Estima-se que esta  mais do que duplicou desde 1980. Um dos fatores mais conhecidos da doença é a distribuição da gordura corporal nas regiões subcutânea e visceral do corpo.
Como vimos anteriormente a gordura corporal fica armazenada em células adiposas, também chamadas de adipócitos. Gordura que está em forma de triacilglicerídeos. Essas células comportam uma determinada quantidade de gordura, e quando sua capacidade máxima é excedida, uma nova célula é criada a fim de secretar esse excesso. É por esse motivo que há o aumento de peso e acúmulo de gordura, porque se a ingestão de carboidratos, gordura e calorias foi muito grande, maior do que a necessidade do corpo, o que sobrar fica estocado.
Num individuo de 70 kg de peso, 135.000 calorias estão estocadas como triacilgliceróis (TG) no tecido adiposo e 450 calorias no fígado. Uma forma de acabar com esse problema é colocar em prática ações que causem a lipólise.
A Lipólise é a queima da gordura corporal (triglicérides), gordura esta que atua como reserva energética e tem como principal função a produção de energia. Neste processo ocorre a liberação de enzimas lipases, que são ativadas por hormônios (principal é o Hormônio Sensível Lipase) que quebram as moléculas de gordura e as transforma em ácidos graxos livres e glicerol, os quais serão metabolizados nos músculos. A principal forma de promover esse processo é praticando atividades físicas, sejam aeróbicas ou de musculação.

Este procedimento prevalece sobre a lipogênese (será explicado posteriormente) quando há energia adicional necessária.
No post seguinte explicarei detalhadamente como ocorre a degradação da gordura, bem como todos os envolvidos no procedimento.

Bibliografia:
Livro: Entendendo a Gordura - os Ácidos Graxos - Autor: Rui Curi, Celine Pompéia, Célio K. Myasaka, Joaquim Procopio. Editora: MANOLE

POSTADO : THAIS AMARAL



Nenhum comentário:

Postar um comentário