quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O que é a grelina?


A grelina, é um hormônio recente, que foi descoberta em 1999 por pesquisadores japoneses.Ela possui uma cadeia composta por 28 aminoácidos com uma modificação octanoica no seu grupo hidroxil sobre a serina 3, fator que é importante para a sua função de liberar GH, o hormônio do crescimento.



estrutura da grelina

Ela é produzida predominantemente pelas células Gr do trato gastrointestinal, sendo também produzida em quantidades menores no sistema nervoso central,rins,placenta e coração. Além de sua ação como liberador de GH, a grelina possui outras funções indispensáveis ao funcionamento do organismo,estimulando a secreção lactotrófica e corticotrófica,controle da secreção ácida e da motilidade gástrica,presença sobre a função endócrina pancreática e metabolismo da glicose e ainda ações cardiovasculares e efeitos antiproliferativos em células neoplásicas.
Esse hormônio, ademais todas essas funções já citadas, é um importante regulador no sistema de controle de consumo alimentar e peso corpóreo.Ele está envolvido na regulação central da ingestão alimentar e no balanço energético,incitando o apetite,a lipogênese,a adipogênese e reduzindo a taxa metabólica.Tem-se conhecimento,ainda, de que os seus níveis plasmáticos estão intimamente ligados a mudanças crônicas e agudas no estado nutricional de um paciente,encontrando-se aumentados em estados de anorexia nervosa e reduzidos na obesidade.
Sabe-se ainda que níveis circulantes de grelina encontram-se aumentados durante jejum prolongado e tem sua concentração diminuída após uma refeição ou administração intravenosa de glicose.
Estudos recentes indicam que são os tipos de nutrientes contidos na refeição e não o seu volume, os responsáveis pela diminuição ou aumento dos níveis de grelina.Sua concentração é diminuída após refeições ricas em carboidrato e aumentada após a ingestão de proteína animal e lipídeos.

A grelina e a leptina,citada anterioremente, possuem ações contrárias,como pode-se perceber:





Referências:
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Grelina
-http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732006000100009
imagens retiradas do google

Postado por: Nathália Bandeira




Nenhum comentário:

Postar um comentário