sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Tecido adiposo




O tecido adiposo é constituído por adipócitos (células de gordura), as quais armazenam energia na forma de lipídeos (triglicerídeos: mais complexa gordura) em seu interior, mais precisamente, no citoplasma. Este tecido encontra-se sob a derme (camada mais profunda da pele), o qual resulta na formação da chamada hipoderme, mais conhecida como região de armazenamento de calorias.

É o maior órgão de reserva energética do organismo, regulado funcionalmente por nervos, hormônios e nutrientes, além de atuar como isolante térmico (manutenção da temperatura corporal), fornecer proteção contra choques mecânicos e ser responsável pelas diferenças no contorno do corpo do homem e da mulher. Desse modo tem papel fundamental na sobrevivência, evolução e capacidade adaptativa no mundo animal. Apesar de todas as funções importantes, em excesso pode ser indesejável, visto que quando o gasto de energia com atividades diárias é menor do que sua ingestão, as células adiposas estocam esta energia sob forma de lipídeos, depositados no tecido adiposo.

Nos mamíferos é encontrado de duas formas de tipos celulares: O tecido adiposo branco e Tecido Adiposo 
Marrom, que será abordado futuramente.

O TAB - tecido adiposo branco- é especializado no armazenamento de energia em períodos de balanço energético positivo (quando ingestão alimentar é superior ao gasto energético.) e na mobilização dessa energia química quando necessário, para abastecer a demanda energética do corpo. É o tecido adiposo subcutâneo, encontrado logo abaixo da pele.

O TAM - tecido adiposo marrom- é encontrado em vários locais, dependendo da espécie e / ou a idade do animal. Tem como função principal oxidar lipídios para produzir calor, portanto, é especializado na termogênese adaptativa (refere-se ao aumento do metabolismo, da produção de calor e, portanto, do gasto energético) induzida pela exposição ao frio ou à dieta hipercalórica.
POSTADO POR: THAÍS AMARAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário