sábado, 5 de janeiro de 2013

Relação entre o tecido adiposo e os hormônios da obesidade






Como já visto anteriormente,hormônios são moléculas químicas secretadas na corrente sanguínea, que possuem a função de transportar um sinal, uma mensagem de uma célula para outra.Sabe-se que na obesidade,há uma grande quantidade de tecido adiposo,que funciona como um depósito de gorduras,principalmente triglicerídeos, que em caso de necessidade energética do corpo por algum fator limitante,acaba por ser utilizado para a oxidação e produção de energia.Contudo,este tecido foi visto por muito tempo somente como realizador desta única função.Hoje,sabe-se que ele, além disso, produz também uma série de sinalizadores,inclusive esteroidais,e outras substâncias.Assim, a grande questão que se tem hoje é: o tecido adiposo é um mero depósito de gordura ou um complexo órgão endócrino? A grande verdade é que ele possui ambas as funções.

Quando se faz uma referência a este tecido,implica-se numa vasta relação de estruturas que o constituem,tais como o adipócito,matriz de tecido conjuntivo,tecido nervoso,células estromo-vasculares e células imunes.Muitas substâncias,além dos hormônios, são produzidas nos adipócitos e na matriz também.




-Exemplos de substâncias produzidas pelo tecido adiposo


Além de produtor de hormônios,como a leptina e a adiponectina,ele também funciona como um receptor de mensagem de sinalizadores,como a grelina,insulina e tantos outros.

Assim,para o melhor esclarecimento de todos,em seguida,mostraremos os hormônios mais importantes e mais envolvidos com o tecido adiposo de um modo geral.Consequentemente,entenderemos como eles atuam também na obesidade.

Começaremos falando a respeito da leptina e da grelina.Para introduzir o assunto a respeito deles, aqui está um vídeo esquemático indicando suas funções de uma maneira bem simples:









Até a próxima!




Referências bibliográficas:
-http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=3272 acessado em 05/01/13

imagens retirada em: www.moreirajr.com.br/revistas

                                                                                              
   Postado por :Nathália Bandeira



Nenhum comentário:

Postar um comentário