terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Tecido Adiposo Branco (Unilocular)


O Tecido Adiposo Branco serve basicamente para três funções:
·         Isolamento Térmico;
·         Almofada Mecânica;
·         Fonte de energia - mais importante.
Sendo a principal forma de armazenamento de energia, é uma maneira eficiente de armazenar o excesso de energia, visto que a gordura proporciona um tampão de desequilíbrios de energia quando o consumo da mesma não é igual a produção.
As gotículas de lipídio do TAB podem ser unilocular e/ou multilocular. As Uniloculares são características do tecido adiposo branco, elas contem uma única gota de gordura, que tem seu núcleo localizado na periferia da célula.
Aproximadamente 60% a 80% do peso de um depósito de tecido adiposo branco é composto por lipídeo, dentre esse valor 90 a 99% de triacilgliceróis (uma molécula de glicerol com três ácidos graxos).
A quantidade de tecido adiposo depende do tamanho e da quantidade de adipócitos. O crescimento do tecido pode ocorrer de duas maneiras: por Hiperplasia – aumento no numero, e Hipertrofia – aumento do tamanho das células. Na fase adulta a fase que mais predomina é a hipertrofia. A hiperplasia é maior na fase da puberdade e infância, onde o cuidado deve ser maior, visto que se o individuo já estiver acima do peso tende a ter o processo de hiperplasia aumentado, sendo mais difícil perder peso na fase adulta, pois terá um maior número de células para “murchar”.
A partir do numero de carotenoides (percursos de Vitamina A), é possível variar na coloração, podendo chegar a amarela quando há grande quantidade deste pigmento.
No ser humano é encontrado na região subcutânea, logo abaixo da pele, e o grau de isolamento depende da espessura desta camada de gordura. Há regiões que podem sofrer variação de acordo com a idade e sexo do indivíduo. Por exemplo, no homem as principais regiões são a nuca, áreas subcutâneas sobre os músculos tríceps e deltóide, região lombo sacral e nádegas, já nas mulheres a gordura subcutânea é em maior proporção no peito, nádegas e regiões anterior e lateral do quadril. E possível observar maior diferença com o avanço da idade, mas desse assunto trataremos com maior ênfase adiante.

Bibliografia:
Livro: Entendendo a Gordura - Autor: R. Curi; C. Pompéia; C. K. Miyasaka e J. Procopio, Editora: Manole, Edição: 2002.

Imagem retirada do Google sem adaptações.

POSTADO POR: THAÍS AMARAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário