quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Tecido Adiposo Marrom (Multilocular)


Esse tecido é caracterizado principalmente pela presença de diversas gotículas lipídicas com diferentes tamanhos, também conhecidos como multiloculares.
Especialmente nos membros superiores e inferiores de certas espécies durante o despertar da hibernação, principalmente em animais recém-nascidos, o TAM tem uma função especial, relacionada com a produção e manutenção da temperatura corporal – a termogênese (será abordada com maior profundidade adiante).
No ser humano praticamente não há deposito desse tecido, porém podem ser encontrados em fetos e neonatos. Os principais depósitos estão na região cervical posterior, axilar, supra ilíaca e em menor quantidade nas áreas Inter escapular, Intercostal, abdominal anterior e retro pubiana. De acordo com o crescimento do indivíduo, ocorre à substituição deste pelo Tecido Adiposo Branco, visto anteriormente.

A grande quantidade de mitocôndrias em suas células faz com que tenha capacidade incomum de gerar calor pela oxidação de ácidos graxos, além de ser principal responsável pela coloração, que varia dependendo da espécie do animal, indo do marrom ao marrom fortemente escuro avermelhado.
No processo de amadurecimento de não-hibernantes, estes produzem calor em maior quantidade pela atividade muscular do tremor, dessa forma têm esse tecido menos ativo, mas basta a exposição ao frio para ativá-lo.
Em mamíferos recém-nascidos e jovens esse tecido é encontrado em praticamente todas as espécies, sendo de suma importância para a regulação da temperatura corporal, já que são incapazes de tremer e dependem do TAM. Os adipócitos castanhos nessa fase porem triplicar a sua produção de calor. Quando expostos ao frio, há o aumento da liberação de Norepinefrina nos terminais nervosos simpáticos que inervam o tecido adiposo, esta liga-se aos receptores adrenérgicos nas células adiposas elevando assim o aumento do metabolismo dos ácido graxos e ativando o tecido adiposo marrom.

Bibliografia:
Livro: Entendendo a Gordura - Autor: R. Curi; C. Pompéia; C. K. Miyasaka e J. Procopio, Editora: Manole, Edição: 2002.
Livro: Fundamentos de Patologia - Robbins & Cotran - 8ª Ed. 2012. Autor: Abbas, Abul K.; Kumar, Vinay; Mitchell, Richard N. Editora: Elsevier / Medicina Nacionais


Imagem retirada do Google sem alterações.
POSTADO POR: THAÍS AMARAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário