sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Aspectos bioquímicos da Aterosclerose


É uma doença inflamatória que tem origem multifatorial que ocorre na resposta a agressão endotelial sofrida pela túnica intima das artérias de médio e grande calibre.
Na formação da placa de gordura o endotélio das artérias esta danificado devido a diversos fatores de risco como a elevação das taxas de lipoproteínas aterogênicas (*LDL,VLDL,IDL, remanescentes de quilomícrons)  e hipertensão. Essas danificações deixa a túnica intima mais permeável as lipoproteínas plasmáticas favorecendo a retenção dessas no espaço subendotelial da artéria.

*Oque são lipoproteínas: conjunto de proteínas e lipídios que otimizam a solubilização e o transporte de lipídeos no meio aquoso.

Quando isso ocorre, essas partículas sofrem oxidação e aumentam a exposição dos sítios imunogênicos, atraindo linfócitos e macrófagos. Com isso também cresce a quantidade de moléculas de adesão leucocitária na superfície do endotélio. Por indução quimiotática, monócitos originados do sangue migram para o espaço subendotelial onde se diferencial em macrófagos que por sua vez captam as LDL oxidadas. Esses macrófagos cheios de lipídios são chamados de células espumosas e é o principal componente das estrias gordurosas que são a fase inicial da aterosclerose.

Alguns desses fatores de inflamação estimulam a migração de e proliferação de células musculares lisas da camada media da artéria. Essas células migram para a túnica intima e passam a produzir citocinas (mediadores e reguladores da resposta inflamatória e imunitária), fatores de crescimento e matriz extracelular que formará parte da capsula fibrosa da placa.

Concluímos então que a placa aterosclerótica é formada por componentes celulares, componentes da matriz extracelular e núcleo lipídico. E que a ingestão de alimentos ricos em gorduras pode elevar a quantidade de lipoproteínas circundantes no sangue e assim facilitar o aparecimento da doença.




 Bibliografia :




Postado por Larissa Berber

Nenhum comentário:

Postar um comentário