quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Disposições de Gordura Corporal


Em adultos a maneira mais recomendada para avaliar o peso corporal  é o IMC - Indice de Massa Corporal, onde divide o peso do paciente em kg pela sua altura em m elevado ao quadrado. 

Calcule seu IMC na coluna à direita.
O valor obtido dá o diagnóstico da obesidade:
IMC
Grau de Risco
Obesidade
18 - 24,9
Peso saudável
Ausente
25 - 29,9
Moderado
Sobrepeso
30 - 34,9
Alto
Obesidade I
35 - 39,9
Muito alto
Obesidade II
40 ou mais
Extremo
Obesidade III

Outras características são importantes para avaliar a repercussão dos riscos da doença dependendo da predominância da disposição de gordura corporal:
  • Obesidade Andróide ou Troncular (ou Centrípeta): Este tipo de Obesidade dá-se quando o tecido adiposo se acumula na metade superior do corpo, sobretudo no abdómen. É típica do homem obeso, na qual o paciente apresenta forma corporal tendendo a maçã. Estudos demonstraram que a obesidade Andróide está associada a vários  distúrbios  metabólicos,  tais  como  dislipidémias, hipertensão  arterial,  doença cardíaca,  intolerância à  glicose e  problemas  pulmonares. A associação da obesidade a estas doenças está dependente da gordura intra-abdominal e não da gordura total do corpo. 

  • Obesidade Ginóide: Neste tipo de Obesidade  a gordura fica distribuída  principalmente, na metade inferior do corpo, particularmente na região ao nível do quadril como glúteos e coxas. É típica da mulher obesa. Faz com que o paciente apresente uma forma corporal semelhante a uma pêra. Está associada a um risco maior de artrose e varizes.



Referências Bibliograficas:

Postado por: THAIS AMARAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário