quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Hormônio Oxintomodulina

A oxintomodulina, assim como o GLP-1, é um produto do gene do pró glucagon secretada na circulação sanguínea pelas células L encontradas na porção distal do intestino.

A OXM é considerada membro da família do proglucagon derivado dos peptídeos intestinais. O gene produtor deste proglucagon, além de ser expresso nas células L da porção distal do intestino, também é expresso no estômago, pâncreas e Sistema Nervoso Central (SNC). As enzimas convertases C1 e C2 clivam o proglucagon em diferentes produtos, dependendo dos sítios de síntese, sendo que cada órgão produz hormônios específicos.As células L e o cérebro secretam OXM e GLP-1, resultado dessa clivagem.

Ela apresenta uma sequência de 37 aminoácidos e é liberada em torno de 5 a 10 minutos após as refeições.Ela, inclusive, pode ser secretada junto com o peptídeo YY (PYY).

A OXM age via ligação com os receptores de glucagon, GLP-1, GLP-2,mecanismos que no entanto, não estão muito bem esclarecidos.

Atualmente, sabe-se que a OXM age aumentando o gasto energético e reduzindo o consumo alimentar. Além disso, ela tem função de sinalizar ao cérebro que já existe suprimento de energia suficiente para as necessidades do organismo.

Pesquisadores, ao fazerem diversos experimentos com ratos,observaram que ratos tratados com OXM perderam mais peso do que os do grupo controle, consumindo a mesma quantidade energética. Além disso, a administração periférica de OXM diminuiu o consumo de alimentos, principalmente durante a noite.Assim, eles constataram que administrações periféricas e intracerebrais de OXM promovem inibição da ingestão alimentar,além da diminuição no ganho de peso e adiposidade corporal. Eles relatam que parte dos efeitos anorexígenos da OXM está relacionado com a inibição das concentrações plasmáticas de grelina,hormônio estimulador do apetite.Logo, a OXM provoca uma diminuição na estimulação do apetite, na secreção gástrica e um  aumento da secreção de insulina, diminuindo a glicemia plasmática.





Referências:

-http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732009000500013&script=sci_arttext
-http://www.diabetesebook.org.br/modulo-1/6-o-papel-dos-hormonios-intestinais-no-controle-glicemico

Postado por :Nathália Bandeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário