quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Relação entre a adiponectina e a leptina



Quando a adiponectina, que está relacionada com o metabolismo de glicose e lipídeos,foi inserida dentro do fluido cérebro-espinhal de ratos normais, eles não apresentaram nenhuma mudança na ingestão de alimentos, mas seu metabolismo aumentou. "O animal queima mais calorias e perde peso com o tempo, o que foi fascinante, porque nós sabíamos que a leptina causa perda de peso através da diminuição de apetite e aumento do índice metabólico," explicou Ahima. "Aqui nós temos outro hormônio lipídico que pode ocasionar a perda de peso mas sem afetar a ingestão.

Pesquisas realizadas na Universidade de Medicina da Pennsylvania,estabeleceram, em um animal, que o hormônio adiponectina secretado pelo tecido adiposo age no cérebro provocando a redução de peso. Em oposição a leptina, a adiponectina ocasiona a perda de peso pela elevação da taxa metabólica sem a afetar o apetite. "Essa descoberta pode ter futuras implicações no entendimento,no tratamento da obesidade e nos distúrbios metabólicos,como a diabete", disse Rexford Ahima, autor do estudo.

"A adiponectina ou seus alvos no cérebro e outros órgãos poderiam sustentar a perda de peso através da manutenção de um alto índice metabólico," disse Ahima. "Isso é apenas uma possibilidade. Nós não estamos sugerindo que a adiponectina tornar-se-á uma droga."

Em ratos bem obesos, a adiponectina diminuiu o número de lipídeos e glicose do sangue, enquanto  elevando a taxa metabólica,queimava gordura eficientemente. 

Percebe-se que isso, futuramente, com mais desenvolvimento e pesquisas, pode-se tornar um tratamento eficaz no tratamento da obesidade e doenças do coração.

Referência:
-http://emedix.uol.com.br/not/not2004/04mai03end-nm-fch-obesidade.php

Postado por: Nathália Bandeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário