sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Termogênese


A obesidade e o ganho de peso atualmente têm caracterizado uma epidemia global, e como uma forma de solucionar esse problema, cientistas e profissionais da saúde cada vez estudam mais alimentos e compostos termogênicos. aqueles que aceleram o metabolismo e tendem ao emagrecimento.
Dentro desse contexto a Termogênese é a resposta fisiológica que os animais ditos de sangue quentes (homeotermos), os quais desenvolveram esse mecanismo ao longo do tempo para manter a temperatura corporal constante.
Existem dois tipos de Termogênese: a Obrigatória e a Facultativa (também conhecida como induzida).
Termogênese Obrigatória: É a soma de todo o calor produzido no organismo, estando este em repouso, na temperatura ambiente ou em jejum de pelo menos 12hs. São reações metabólicas que ocorrem nas células (mais exatamente na organela mitocondrial) e que envolvem a síntese de energia e a manutenção do equilíbrio eletroquímico entre as membranas das mitocôndrias. Apenas alguns animais tem a capacidade de modular a termogênese obrigatória, diminuindo a Taxa de Metabolismo Basal durante a hibernação.
Termogênese Facultativa: É todo o calor produzido além da TMB. Controlada basicamente pelo hipotálamo e pela Noradrenalina (principal molécula envolvida que estimula a oxidação da gordura). Resultado do aumento da ineficiência termodinâmica mitocondrial e da hidrólise do ATP associado a contração muscular durante atividades diárias mínimas ou a prática de esportes. Essa termogênese também pode ser derivada de processos involuntários como o tremor muscular quando há a exposição ao frio ou durante período de alimentação com dieta hipercalórica. O principal local da Termogênese Induzida é o músculo, mais precisamente nas membranas da mitocôndria da fibra muscular, tendo como ator principal a proteína Desacopladora Transmembrana (UCP). A ativação ou até a inibição da UCP é o ponto chave do processo da termogênese.
O funcionamento da UCP depende dos ácidos graxos e da gordura marrom. Nas primeiras horas de ativação da gordura marrom ocorre o predomínio da lipólise sobre a lipogênese, ativando a UCP, nesse caso os estoques de gordura no tecido chegam praticamente a zero. Em contraposição, com o aumento rápido da ocupação dos receptores e do impacto do hormônio T3 (a triidotironina) nesse tecido, ocorre um aumento da lipogênese que atinge um equilíbrio com a lipólise restabelecendo os estoques teciduais de gordura e assegurando a capacidade termogênica do tecido.
Mais um motivo pelo qual os hormônios tireoidianos também influenciam a expressão genica das UCPs na mitocôndria, por isso estão envolvidos com o controle da temperatura corporal e com o gasto energético do organismo (exemplo disso é o hipotireoidismo).

É importante ressaltar que o próprio exercício é um agente termogênico na medida em que aumenta o consumo de oxigênio e a temperatura corporal. Logo o uso irregular de alimentos termogênicos como: pimenta vermelha, café, chá verde, mostarda, entre outros, bem como o uso de suplementações pode gerar disfunções na glândula tireoide de pessoas que já possuem algum problema.
Uma alimentação saudável e balanceada é o primeiro passo para o peso adequado.

Bibliografia:

Postado por: THAIS AMARAL


Nenhum comentário:

Postar um comentário