domingo, 10 de fevereiro de 2013

Um pouco mais sobre diabetes tipo dois




Obesidade é um fator ambiental para o aparecimento da diabetes tipo 2, o acúmulo de gordura abdominal e o IMC acima de 30 estão relacionados a essa doença.

Causada pela resistência a  insulina nos tecidos( redução da sensibilidade dos tecidos alvo ao seu efeito)  e pelos efeitos negativos que ela causa na mobilização, metabolização e armazenamento da insulina.

O gene da insulina é expresso nas celular beta das ilhotas pancreáticas, onde ela é sintetizada e armazenada em grânulos antes da secreção e seu transporte é feitos pelos GLUTS ( proteínas transportadoras).

A baixo, as deficiências metabólicas da diabetes tipo 2 com relação a obesidade.

·         Fatores responsáveis pela baixa da sensibilidade à insulina:

Mutações nos genes do receptor e sua via de sinalização 



Ocorrem por conta das adipocinas (hormônios proteicos que os adipócitos liberam para a circulação sistêmica em resposta a alterações metabólicas), a sua desregulação pode levar a resistência.

Como exemplo,temos a leptina que atua nos receptores do sistema nervoso central que induz a saciedade e essa induz a sensibilidade à insulina. Suas concentrações baixas pode originar a doença. 


 Triglicerídeos intracelulares e produtos da degradação de ácidos graxos livres são potentes inibidores da sinalização pela insulina. 

                         Disfunções das células beta do pâncreas ocorrem com a alta secreção de insulina devido a elevada necessidade das células periféricas por glicose, pode causar hiperinsulinêmica. Com o passar do tempo a liberação de insulina deixa de ser adequada e ocorre a deposição de amiloide (fibrilas proteicas) nos ilhéus de langerhans.

  
Bibliografia:



   Postado por Larissa Berber




Nenhum comentário:

Postar um comentário