quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Watch 'N Ask



Olá gente, aqui vão as respostas sobre as perguntas feitas em sala.

1) Se o indivíduo obeso se submete à cirurgia bariátrica e após algum tempo ele volta a se obeso, ele pode se submeter mais uma vez ao procedimento cirúrgico?
 
Como já visto no post sobre a cirurgia bariátrica, ela não é um procedimento simples e seu pós-operatório é complicado e duradouro (até 2 anos após a cirurgia a pessoa ainda perde peso com frequência).
Como algumas pessoas não mudam seus hábitos alimentares e seu estilo de vida, elas voltam a engordar e até podem recuperar seu peso antigo.  Neste caso, muitas pensam que a cirurgia possa ser novamente uma opção, mas há controvérsias entre os médicos.
O que se pode fazer neste caso é trocar a técnica usada, mudar a forma da cirurgia por exemplo: colocar um anel na entrada do estômago ou o balão gástrico.


Bibliografia :

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/02/metade-dos-obesos-que-reduzem-o-estomago-volta-engordar.html 

2) Por quais processos passa o organismo do indivíduo obeso que promovem a hipertensão arterial?
 

Como já vimos no post sobre hipertensão e obesidade, o ganho de peso está intimamente relacionado à hipertensão. São processos que podem desencadear a hipertensão: resistência à insulina, que aumenta a retenção de sódio e o sistema renina dentre outros; níveis de leptina plasmáticos que em indivíduos obesos já é alta e ela pode desencadear o aumento da excreção renal de sal, no sistema nervoso simpático e diversas complicações cardiovasculares.



Um comentário:

  1. Oi meninas, td bem?

    começo este ano Direito na UnB e no site de notícias da Universidade descobri o blog de vcs!

    Bom, eu sou gordinho (na verdade, gordão! :P ) e adorei a iniciativa de vcs!

    Estarei sempre aki acompanhando suas dicas e informações e quem sabe perder algumas arrobas graças a este blog.

    Bjao e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir